Buscar

Programa investe R$ 12 milhões para apoiar boas práticas agropecuárias

terça-feira, novembro 01, 2016

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), que reúne diferentes segmentos da cadeia produtiva bovina, e do qual a The Nature Conservancy (TNC) faz parte, anunciou o investimento de R$ 12 milhões para apoiar projetos de incentivo à adoção de boas práticas agropecuárias em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Bahia. Cada um deles testará um modelo de produção sustentável adequado à realidade local.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

Entre as sete iniciativas contempladas na primeira fase do Programa Pecuária Sustentável na Prática, lançado pelo GTPS em 2013, está o projeto Carne Sustentável, implementado pela The Nature Conservancy (TNC) em São Felix do Xingu, no Pará.

O projeto é o primeiro a integrar produtores rurais do município com o maior rebanho bovino do país a um dos lideres globais em produção de alimentos, a Marfrig, e a mais ampla cadeia de supermercados do mundo, o Walmart. Juntos, os participantes do Carne Sustentável trabalham em diversas frentes para estimular a produtividade no campo, garantir a conservação das florestas e ampliar as possibilidades de consumo consciente.

Incluído na lista de embrago do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2008, São Felix do Xingu, hoje, já cumpriu dois dos três requisitos para sair da lista e comemora avanços em várias frentes. Sucessos que, em parte, podem ser atribuídos ao suporte que o município vem recebendo desde 2009 pela TNC.

“A TNC já trabalha nessa região há quatro anos. Apenas com o programa Carne Sustentável ajudamos a conservar quase de 50 mil hectares. Nossa expectativa é construir um modelo de produção que seja conciliável com a conservação do bioma e que possa ser aplicado em outras áreas da Amazônia, de forma a trazer resultados de grande escala”, afirma Ian Thompson, diretor do Programa Amazônia da The Nature Conservancy. O projeto Carne Sustentável conta com o apoio da Gordon and Betty Moore Foundation.

Sobre a TNC

A TNC é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo. Saiba mais sobre a TNC em http://tnc.org.br.

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página