Buscar

Pesquisa mostra avanço da agropecuária sustentável no país

quarta-feira, novembro 16, 2016

Adoção da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta já chega a 11 milhões de hectares
Pecuária: criação de gadoArison Jardim / Agência Acre
Uma pesquisa patrocinada pela Rede de Fomento deIntegração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), elaborada pelo Kleffmann Group, com acompanhamento técnico da Embrapa Meio Ambiente (SP), demonstrou grande adesão do setor agropecuário brasileiro ao uso desse sistema. Entre os pecuaristas, apenas nos últimos cinco anos, o aumento foi de 10%. Entre os produtores de grãos o crescimento tem sido de 1% a cada cinco anos.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural desta sexta-feira (11) entrevista o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e integrante da Rede de Fomento ILPF, Ladislau Skorupa. Segundo ele, os estados que se destacam em área de adoção do método são Mato Grosso do Sul, com 2 milhões de hectares; Mato Grosso, com 1,5 milhão de ha; Rio Grande do Sul, 1,4 milhão de ha; Minas Gerais, 1 milhão de ha; e Santa Catarina, com 680 mil ha.

Entre os produtores cujo foco predominante é a pecuária, os principais fatores motivadores para a adoção do sistema foram a redução de impactos ambientais, entendida como uma preocupação de adequar, ambientalmente, a atividade diante das pressões da sociedade e dos mercados e o interesse dos pecuaristas na recuperação das pastagens. Já para os produtores de grãos, a motivação é o aumento da produtividade.

O avanço significa o incremento da capacidade adaptativa dos sistemas produtivos diante dos desafios impostos pela mudança do clima, além de potencializar ganhos biológicos e econômicos decorrentes do aumento da eficiência dos sistemas produtivos. Todo este esforço contribui para o cumprimento das metas assumidas, de forma voluntária pelo Brasil, perante a Organização das Nações Unidas (ONU) na COP-15 e revisadas em Paris na COP-21.

Confira a íntegra da entrevista, no player abaixo.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

Produtor
Simone Magalhães


Fonte: EBC Rádios

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página