Buscar

Alimentos naturais e funcionais conquistam consumidor e indústria no Brasil

segunda-feira, novembro 14, 2016

 
Nos últimos anos temos percebido uma atenção maior com alimentação saudável. Melhor ainda é a constatação de que os brasileiros estão mais preocupados e exigentes do que o resto do mundo quando se trata de alimentação.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

Números do setor

Diversas pesquisam sobre o mercado de alimentação saudável apontam essa maior preocupação dos brasileiros. Uma das mais recentes, realizada pelo instituto internacional Euromonitor, revelou que os produtos naturais movimentaram US$ 35 bilhões de dólares no Brasil em 2014.

Segundo o mesmo levantamento, enquanto os alimentos e as bebidas tradicionais tiveram um aumento de 68%, os naturais, orgânicos e funcionais cresceram 98%.

Especificamente sobre os alimentos funcionais, aqueles com ativos que trazem mais benefícios à saúde, a expectativa é ainda melhor, com crescimento estimado em torno de 14,8% até 2018, e que movimentem só neste ano quase US$ 20 milhões.

Pequenos e médios produtores conduziram o mercado
É essa parcela cada vez mais significativa de consumidores que as empresas devem enxergar com mais cuidado e atender às suas necessidades. Daqui para a frente as fontes de alimento serão cada vez mais relacionadas à saúde e qualidade de vida, com os consumidores selecionando muito mais o que levar à mesa e intervindo muito mais nos processos de produção.

Hoje, diferentemente de alguns anos atrás, os alimentos orgânicos, naturais e funcionais já disputam espaço de igual para igual com os alimentos tradicionais nas gôndolas dos supermercados.

Lá atrás, as pequenas e médias empresas saíram na frente ao atender essa fatia de público ainda pequena, oferecendo opções diferenciadas. Com o crescimento desse mercado, essas empresas têm recebido cada vez mais investimentos locais e do Exterior. Não por acaso, e apesar da crise que o Brasil atravessa, o país é o quarto maior mercado de produtos naturais do mundo, com crescimento de 83% nos últimos cinco anos.

Inovação para a alimentação saudável
Além da maior busca dos consumidores por produtos naturais, uma pesquisa realizada pela TNS Global mostrou, mais especificamente, que eles querem consumir em sua alimentação diária produtos que contenham colágeno. O grande porém é que ainda existem poucas opções disponíveis no mercado.

Sempre atenta às necessidades desse consumidor exigente e da indústria alimentícia, a NovaProm® oferece o Novapro® Hidro, proteína natural que pode ser adicionada a qualquer tipo de alimento ou suplemento. Com a adição do Novapro® Hidro, os alimentos contam com um ingrediente de importante funcionalidade no organismo, o colágeno hidrolisado, que possui alta concentração de aminoácidos, não altera a textura do alimento e possui sabor e odor neutros. Entre os benefícios oferecidos pelo colágeno hidrolisado, podemos citar: aumento da saciedade, auxiliando a perda de peso, melhora da saúde dos ossos e articulações e melhora da textura e elasticidade da pele.

As pesquisas apontam o que já nos acostumamos a ver nas gôndolas dos supermercados, nas lojas de produtos naturais e nas feiras pelo Brasil afora: a maior presença de itens relacionados à alimentação saudável. Resta às empresas buscar cada vez mais inovação em seus produtos e saber lucrar com todo esse crescimento.

Empresas que buscam atingir esse consumidor criando produtos inovadores podem contar com a NovaProm®, que oferece soluções em ingredientes e equipe técnica qualificada.

Fonte: Novaprom - retirado de Fi-events

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página