Buscar

Simpósio apresenta potencial de sistema agroflorestal para semiárido

sexta-feira, outubro 07, 2016

O Agrossilvipastoril é um dos modelos de sistemas de produção que integram lavoura, pecuária e florestas - Foto: Adilson Nóbrega
Os participantes do Simpósio de Planejamento e Gestão Aplicado à Agropecuária, que acontecerá nos dias 7 e 8 em Limoeiro do Norte (CE), terão a oportunidade, no próximo sábado, de conhecer o potencial de sistemas agroflorestais no semiárido brasileiro. Eles visitarão a área da unidade experimental montada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Limoeiro do Norte, em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), onde se dará a montagem de um sistema que integrará a produção agropecuária à exploração sustentável da vegetação nativa.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

Na visita à área experimental do sistema, de dois hectares de extensão, os participantes terão noções sobre manejos de culturas agrícolas, reserva e planejamento alimentar para os rebanhos, controle de pragas na lavoura e as possibilidades de mecanização do trabalho. Atualmente, a unidade possui áreas de plantação de culturas forrageiras, destinadas a alimentação de animais, como sorgo, milheto e diferentes tipos de capim (Buffel, Massai e Urocloa).

Segundo Rodrigo Gregório, professor do IFCE, a expectativa é de que em 2019 a unidade já possa contar com animais (bovinos e ovinos) compondo o sistema, após um período de avaliação da produtividade das culturas agrícolas e plantio de pastagens. Neste primeiro ano de implementação, porém, alguns resultados iniciais já indicam potenciais interessantes, como as áreas de sombra das árvores para o bem-estar dos animais e a possibilidade da exploração sustentável de madeira, que pode ser uma fonte de renda complementar para produtores rurais.

A implantação de um modelo de sistema agroflorestal experimental no IFCE é uma atividade do projeto "Transferência de Tecnologia em sistemas de iLPF nos estados CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA", coordenado pela Embrapa. O projeto, que integra a Rede de Fomento à ILPF (composta pela Embrapa e parceiras da iniciativa privada), pretende incentivar a adoção de tecnologias e a disseminação de conhecimentos de sistemas de produção que adotem a lógica de integração Lavoura-Pecuária-Florestas (iLPF), combinando as atividades agrícola, pecuária e de exploração sustentável de florestas nas áreas da propriedade rural. No Ceará e Rio Grande do Norte, as atividades são executadas pela Embrapa Caprinos e Ovinos, sob coordenação do pesquisador Rafael Tonucci.

As experiências de sistemas agroflorestais no semiárido brasileiro têm sido observadas desde os anos 90 em pesquisas da Embrapa, como alternativas para minimizar o impacto de problemas como as práticas de queimadas, a degradação de solo e pastagens, o superpastejo (quantidade de animais na área de pasto acima do suportável) e a queda de rentabilidade nas lavouras. O Sistema Agrossilvipastoril é uma tecnologia implementada em um dos campos experimentais da Unidade em Sobral, servindo como um modelo para adaptação de suas práticas de produção no bioma Caatinga, com objetivo de aumentar rentabilidade dos produtores rurais, contribuindo para fixação do agricultor no campo e a exploração de novas potencialidades nas propriedades.

O Simpósio também trará, no primeiro dia (7), a apresentação de palestras sobre as relações do solo com os sistemas integrados de produção no semiárido, com Luiz de França Neto, pesquisador da Embrapa Solos (UEP-Recife-PE); uso do plantio direto nas condições de semiárido, com Carlos Chioderoli, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC); potencial e limitações do uso de sistemas integrados de produção, com João Kluthcouski, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão (GO); oferta de forragem e demanda de reserva de alimentos volumosos, com o professor Magno Cândido, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento é uma promoção do Núcleo de Estudos e Ensino em Planejamento e Gestão do IFCE, com apoio da Embrapa, Governo do Estado do Ceará, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Universidade Federal do Ceará (UFC). Os interessados podem fazer suas inscrições presencialmente, nos locais do evento ou pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/13Luihn6pFTHSZDmxYaz-7I1JBXokvF7mIFXhssgSSCU/edit

Simpósio de Planejamento e Gestão Aplicado à Agropecuária
Dias: 7 e 8 de outubro
Local: No dia 7, do auditório do Núcleo de Informação Tecnológica do IFCE (Rua Cônego Bessa, nº 2381, Centro – Limoeiro do Norte – CE). No dia 8, na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) do IFCE – Campus Limoeiro do Norte.
Horário: Dia 7, de 7h (Credenciamento) até 17h30. No dia 8, de 7h30 às 13 horas.

https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-eventos/-/evento/215037/simposio-de-planejamento-e-gestao-aplicado-a-agropecuaria

Fonte: Adilson Nóbrega | Embrapa Caprinos e Ovinos

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página