Buscar

Pesquisador da Embrapa Trigo destaca integração entre lavoura, pecuária e floresta

terça-feira, outubro 18, 2016

O tema fez parte de atividade desenvolvida pelo Curso de Agronomia da URI. Ele foi apresentado pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Fontaneli, líder do projeto interinstitucional de Transferência de Tecnologias para Sistemas de Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, durante minicurso que fez parte da IX Semana Acadêmica do Curso.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

O projeto em questão dá ênfase às pastagens de inverno e cereais de duplo propósito, pastagens de verão e conservação de forragens. Os sistemas de integração envolvem a produção de grãos, fibras, madeira, energia, leite ou carne na mesma área, em plantios em rotação, consorciação e/ou sucessão. O sistema funciona basicamente com o plantio, durante o verão, de culturas agrícolas anuais (arroz, feijão, milho, soja ou sorgo) e de árvores, associado a espécies forrageiras (braquiária ou panicum).

Segundo Fontaneli, há várias possibilidades de combinação entre os componentes agrícola, pecuário e florestal, considerando espaço e tempo disponível, resultando em diferentes sistemas integrados, como lavoura-pecuária-floresta (iLPF), lavoura-pecuária (iLP), silvipastoril (SSP) ou agroflorestais (SAF). Durante o minicurso, o pesquisador caracterizou os sistemas de ILPF e seus componentes; explanou sobre as condições para adoção de sistemas de ILPF; demonstrou as interações entre os componentes de sistemas de ILPF; apresentou técnicas de manejo e gestão adequadas para sistemas de ILPF; mencionou resultados bioeconômicos sobre sistemas de ILPF; mostrou projetos de sistemas de ILPF em andamento. Para o ministrante, a tecnologia de ILPF é tecnicamente sustentável e economicamente viável podendo ser alternativa altamente rentável para os produtores rurais e mais uma importante área de atuação para os engenheiros agrônomos.

Fonte: Uricer

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página