Buscar

No Brasil, a pecuária é a maior responsável pelo aquecimento global

terça-feira, outubro 04, 2016

Embora a indústria madeireira e os automóveis levem a fama, a pecuária é a atividade econômica que mais contribui para a emissão de gases que alteram o clima
Gráfico mostra as principais fontes de emissão (à esq.) do Brasil em 2014 com a atividade econômica (à dir.) (Foto: Seeg)
Embora a indústria madeireira e os automóveis levem a fama, a pecuária é a atividade econômica que mais contribui para o aquecimento global no Brasil. É o que mostra o gráfico acima feito pelo Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Seeg na sigla em inglês), uma iniciativa de pesquisadores brasileiros.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

O gráfico mostra como as principais fontes de emissões (do lado esquerdo) estão relacionadas a atividades econômicas (do lado direito).

A principal fonte de emissões do Brasil (no lado esquerdo em verde) é classicamente a mudança no uso da terra. Ou seja, desmatamento. Foram 774 milhões de toneladas de CO2 em 2014. Esse desmatamento é quando o país converte um estoque de carbono na forma de árvores frondosas em fumaça que vai para a atmosfera aumentar as mudanças climáticas. Geralmente, quem leva a culpa por esse desmatamento são as madeireiras. Mas poucas árvores retiradas realmente são usadas para fazer móveis ou estruturas de construção. A maior parte vira carvão. E o motivo para limpar a terra da floresta é abrir espaço para pastagens.

A segunda maior fonte de emissões é a pecuária direto. Foram 358 milhões de toneladas de CO2 em 2014. Essas emissões vêm do metano na digestão do gado e da decomposição de fertilizantes usados no solo.

A boa notícia é que podemos reduzir essas emissões da pecuária. E essa redução pode ser feita sem prejuízo econômico

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página