Buscar

Ecologia, Manejo, Silvicultura e Tecnologia da Macaúba

sexta-feira, outubro 28, 2016

Foto: Mateus Dias | Acrotech
Introdução
A devastação dos principais ecossistemas existentes no mundo tem como principal causa a exploração indiscriminada dos recursos ambientais. Para satisfazer as necessidades humanas, muitas espécies da fauna e flora, de valor ambiental e comercial, estão sendo levadas á extinção e recursos hídricos e pedológicos sendo seriamente comprometidos. Segundo a FAO (2010), mundialmente, cerca de 13 milhões de hectares de florestas foram convertidos para outros usos ou perdidos por causas naturais cada ano entre 2000 e 2010. Aliado a isto, está a poluição e o esgotamento dos recursos naturais não-renováveis, o que agrava ainda mais a situação ambiental do planeta.

A ideia de sustentabilidade vem como alternativa para aliar o desenvolvimento econômico à conservação desses recursos e à medida que for sendo colocada em prática poderá amenizar os impactos negativos sobre os mesmos. 

Dentre as formas de diminuir a exploração indiscriminada de recursos florestais estão o manejo florestal sustentável desses recursos no seu ambiente natural e a plantação de florestas. Os produtos obtidos dessas áreas podem, ao mesmo tempo, diminuir a pressão sobre as florestas nativas e garantir o abastecimento do mercado com matéria-prima de origem florestal, ou seja, trazer tanto benefícios ambientais como econômicos. 

O Brasil possui características edafoclimáticas favoráveis à silvicultura, além da disponibilidade de área e mão-de-obra. Um dos estados que mais se destaca por suas atividades florestais e pelo potencial que possui para este mercado é Minas Gerais. Além das condições de clima e solo e da vasta extensão territorial, o estado possui um mercado favorável a este tipo de atividade.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página