Você ronca porque o ar está poluído pelo trânsito, diz novo estudo
terça-feira, agosto 30, 2016
Pesquisa europeia afirma que até 25% dos homens roncam por poluição causada por trânsito
O trânsito engarrafado no Elevado Viaduto 31 de Março, próximo à saída para a Avenida Presidente Vargas - Gabriel de Paiva / Agência O Globo |
Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!
Um grande estudo com 12 mil pessoas feito pela Universidade Bergen, na Noruega, descobriu que 25% dos homens ronca pesadamente pelo menos três vezes por semana, com aqueles que são expostos a poluição gerado pelo tráfego de carros tendo uma chance mais alta de roncar. Já as mulheres expostas a mesma situação tinham resultados diferentes, com mais sono durante o dia.
Os pesquisadores acreditam que os gases tóxicos, especialmente os liberados pelo uso de diesel, podem ser a causa. Segundo eles, a poluição no ar pode provocar os roncos ao causar uma inflamação das vias aéreas. O barulho do tráfego também atrapalharia o padrão de sono, deixando as pessoas cansadas.
"Já sabíamos que os fumantes passivos, os parentes e amigos dos fumantes, tinham mais chance de roncar, então fomos investigar se os gases da poluição poderiam estar associados também", afirmou ao jornal britânico "Daily Mail" a pesquisadora Ane Johannessen, epidemiologista da universidade.
Os dados foram coletados em cidades no Norte da Euripa e serão divulgados pelos pesquisados na reunião anual da Sociedade Respiratória Europeia (ERS, na sigla em inglês), nesta semana, em Londres.
Segundo Johannessen, o estudo mostra como a poluição causada pelo trânsito pode prejudicar a vida e a saúde das pessoas, mas que mais pesquisas são necessárias para entender todos seus efeitos.
'Morar ao lado de uma rua movimentada é tão ruim quando fumar dez cigarros por dia'
Segundo o professor Stephen Holgate, chefe do conselho científico, afirma que morar ao lado de uma rua movimentada é tão ruim quando fumar dez cigarros por dia para os pulmões das pessoas.
"Diesel é o poluidor número 1 do ar. É cancerígeno e causa danos pesados ao corpo humanos", disse ele ao Daily Mail. A ERS está pedindo mais uma vez ao governo britânico que mude as regulações de poluição para ajudar a saúde da população.
Fonte: O Globo
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)