Câmara aprova Acordo de Paris sobre mudança climática; texto vai ao Senado Comente
quarta-feira, julho 13, 2016
Benoit Doppagne/ AFP |
O texto, decido em conferência internacional com mais de 190 países, propõe limitar o aumento da temperatura mundial "bem abaixo de 2°C" até 2100 e fazer "esforços para limitar o aumento a 1,5 C°". Um dos efeitos dos gases do efeito estufa é justamente o aumento na temperatura geral do planeta, o que acarreta diversos problemas para agricultura, biodiversidade e a vida de todos na Terra.
O Acordo de Paris precisa ainda ser aprovado pelo plenário do Senado.
Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!
Metas do Brasil
Os países signatários do acordo estabelecem suas próprias metas para contribuir para a redução da emissão de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa. A meta brasileira até 2030 prevê redução de 43% das emissões de gases de efeito estufa em comparação com 2005 e plantio de 12 milhões de hectares de florestas, além de apontar o fim do desmatamento ilegal só para esta data.
A meta tida como ousada pelo governo, foi classificada como insuficiente por ONGs ambientalistas, que analisaram o potencial do país em reduzir emissões.
Vale lembrar que em 2012 o Brasil já tinha reduzido suas emissões em 41%, graças principalmente à queda do desmatamento de 2005, ano base do cálculo. Nos últimos anos, as emissões subiram um pouco devido à utilização de termoelétricas para geração de energia e o aumento no número de carros e transporte.
Além disso, um novo inventário trouxe um valor maior para as emissões de 2005, o que permitira em tese que o governo, se usar esse novo dado, pudesse aumentar as emissões.
Fonte: Agência Câmara e Uol
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)