ILPF: implantação e condução do sistema são apresentadas na Dinapec
segunda-feira, março 14, 2016
Pesquisador Roberto Giolo fala em roteiro sobre ILPF na Dinapec | Foto: Kadijah Suleiman |
Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!
O pesquisador da Embrapa Florestas (Colombro, PR), Vanderley Porfírio-da-Silva, acrescentou que sem desbaste pode haver prejuízos à qualidade da madeira. "O monitoramento constante é essencial para saber o momento correto de fazer o desbaste das árvores e evitar prejuízos", informou.
A pesquisadora Fabiana Villa Alves destacou que sistemas ILPF, além dos vários benefícios em relação ao solo, proporcionam também benefícios diretos e indiretos aos animais, como o fornecimento de sombra e melhoria das condições microclimáticas. Ela mostrou que, em pesquisas conduzidas pela Embrapa, foi constatada diminuição de 2°C a 8°C na temperatura ambiente nos sistemas com eucalipto em fila simples e distância entre fileiras de até 22m, em relação a pastagens sem árvores. "Como resultados diretos do conforto térmico oferecido, em geral, observam-se melhores índices produtivos, como ganho de peso e produção de leite, e reprodutivos como menor incidência de abortos, aumento nos índices de fertilidade e maior peso ao nascer", disse.
Sobre análises econômicas de sistemas integrados de produção, a pesquisadora Mariana Pereira chamou a atenção para questões que vão além de questões técnicas como "o quanto vai se produzir dentro do sistema?". Ela orientou que, antes de entrar no sistema, o produtor rural tem que saber se vai ter mercado para vender os produtos, quem são os fornecedores, se vai ter mão de obra qualificada, se a indústria processadora está numa distância viável para ele entregar esse material, ou seja, é necessário fazer uma análise de mercado. "É preciso um planejamento com a análise de viabilidade econômica do sistema de produção, usando dados mais confiáveis possíveis. Outro ponto fundamental é a gestão, pois é muito mais complexo gerenciar um sistema diversificado e o produtor deve estar preparado para isso", concluiu.
Fonte: Embrapa | Kadijah Suleiman
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)