Projeto de lei já aprovado por parlamentares aguarda ser sancionado para entrar em vigor e deverá ser bom para os consumidores, para o país, para o ambiente e para a saúde pública
Há um projeto de lei já aprovado e que está aguardando sanção do Governo Federal para entrar em vigor, sendo um consenso que uma menor dependência do diesel fóssil é de grande importância para o país, nos sentidos econômico, social e ambiental. Dias atrás, realmente, a Câmara Federal já havia aprovado o Projeto de Lei 3.834, ainda de 2015, que visa aumentar progressivamente a adição de biodiesel ao diesel fóssil de 7% para 10%, alterando a lei 13.033 que dispunha antes sobre a adição obrigatória desse combustível renovável ao óleo diesel comercializado.
Segundo explicou Donizete Tokarski, o projeto é importante para toda a sociedade brasileira "porque dá a possibilidade de todos usufruírem os benefícios do biodiesel, produzido a partir de matérias primas de origem animal e vegetal". Ele lembrou também que o Brasil tem uma grande variedade de óleos vegetais e animais. Até pouco tempo atrás, as gorduras animais, os chamados óleos de cozinha eram todos escartados incorretamente na natureza, na beira de rios, das estradas e nos lixões. De acordo com o especialista, o Brasil é um grande exportador de matéria-prima, como a soja, que tem cerca de 70% da produção aplicada no biodiesel. Na realidade, o diesel fóssil é caro e tem sido importado em grande quantidade para o Brasil, agora poderá ser substituído gradativamente, beneficiando, caso o projeto 3.834 seja sancionado, os consumidores e de quebra a a economia, a ecologia e a população em geral. Outro fator para a redução do diesel é que a Organização das Nações Unidas (ONU) reafirmou agora em 2016 que já há dois dois anos considera o diesel como um dos causadores de câncer, por exemplo, através da poluição do ar.
A poluição causada pelo óleo diesel
Ele é um combustível fóssil, derivado do petróleo, muito utilizado em motores de caminhões e de caminhonetes, tratores, furgões, locomotivas, automóveis de passeio, máquinas de grande porte e embarcações. O óleo diesel é formado basicamente por hidrocarbonetos (composto químico por átomos de hidrogênio e carbono). Possui também em sua composição, em pequena quantidade, oxigênio, nitrogênio e enxofre. O diesel apresenta-se em forma de líquido amarelado viscoso, límpido, pouco volátil, cheiro forte e marcante e com nível de toxidade considerável. A queima do óleo diesel libera na atmosfera uma grande quantidade de gases poluentes responsáveis pelo Efeito Estufa. Entre estes gases, que também prejudicam a saúde humana, podemos citar o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e o enxofre. Este último, apresenta também propriedades cancerígenas.
Fonte: Jornal da Franca
OMS alerta sobre cânceres provocados pela poluição do óleo diesel |
Ele é um combustível fóssil, derivado do petróleo, muito utilizado em motores de caminhões e de caminhonetes, tratores, furgões, locomotivas, automóveis de passeio, máquinas de grande porte e embarcações. O óleo diesel é formado basicamente por hidrocarbonetos (composto químico por átomos de hidrogênio e carbono). Possui também em sua composição, em pequena quantidade, oxigênio, nitrogênio e enxofre. O diesel apresenta-se em forma de líquido amarelado viscoso, límpido, pouco volátil, cheiro forte e marcante e com nível de toxidade considerável. A queima do óleo diesel libera na atmosfera uma grande quantidade de gases poluentes responsáveis pelo Efeito Estufa. Entre estes gases, que também prejudicam a saúde humana, podemos citar o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e o enxofre. Este último, apresenta também propriedades cancerígenas.
Há uma necessidade cada vez maior de controle da poluição pelo diesel |
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